>> notícias | interna | ISO 9001:2008 – Manutenção do Certificado

Crédito: divulgação

O Grupo A|W conquistou esta semana a manutenção do certificado ISO 9001:2008 – norma que estabelece requisitos mínimos para um Sistema de Gestão da Qualidade com reconhecimento internacional.


A EXPRESSÃO ISO 9000 DESIGNA UM GRUPO DE NORMAS TÉCNICAS QUE ESTABELECEM UM MODELO DE GESTÃO DA QUALIDADE PARA ORGANIZAÇÕES EM GERAL, QUALQUER QUE SEJA O SEU TIPO OU DIMENSÃO.

Tem por objetivo assegurar o cumprimento dos procedimentos, o que impacta na melhoria contínua do ambiente de trabalho, em processos mais eficientes e na satisfação do cliente.

Nos dias 28 e 29/03, os auditores do Lloyd’s Register Quality Assurance estiveram no escritório em São Paulo a fim de averiguar e validar os procedimentos em projetos, obras e serviços compartilhados.

Leia mais sobre: 
 

A expressão ISO 9000 designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimensão.

ISO é uma organização não-governamental fundada em 1947, em Genebra, e hoje presente em cerca de 189 países. A sua função é a de promover a normatização de produtos e serviços, para que a qualidade dos mesmos seja permanentemente melhorada.

A denominação "International Organization for Standardization" permite diferentes acrônimos em diferentes idiomas (IOS em inglês, OIN em francês, OIP em português) e, por isso, seus fundadores decidiram usar a abreviatura ISO, que significa "igual". Qualquer que seja o país ou a linguagem, a abreviatura é sempre ISO, que vem do grego "isos" que significa igual, igualdade, pois o sistema prevê que os produtos detenham o mesmo processo produtivo para todas as peças.

Esta família de normas estabelece requisitos que auxiliam a melhoria dos processos internos, a maior capacitação dos colaboradores, o monitoramento do ambiente de trabalho, a verificação da satisfação dos clientes, colaboradores e fornecedores, num processo contínuo de melhoria do sistema de gestão da qualidade. Aplicam-se a campos tão distintos quanto materiaisprodutosprocessos e serviços.

A adoção das normas ISO é vantajosa para as organizações uma vez que lhes confere maior organização, produtividade e credibilidade - elementos facilmente identificáveis pelos clientes -, aumentando a sua competitividade nos mercados nacional e internacional. Os processos organizacionais necessitam ser verificados através de auditorias externas independentes.

Brasil está no grupo dos países que mais crescem em número de certificações em 2010, com aumento de 4.009 certificações, logo atrás da Itália (8.826), Rússia (9.113) e China (39.961) que lidera o grupo. Fonte: Pesquisa ISO9001 (2010)

Em setembro de 2015, foi publicada a NBR ISO 9001:2015.[1]

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/ISO_9000

Comentários 0

Deixe um Comentário