Em função da evolução tecnológica, o olhar para cada espaço extrapola a visão humana. Essa situação abre caminho para as interferências cenográficas na arquitetura. Elas se tornam um recurso para atender às nossas necessidades visuais nos espaços do nosso cotidiano. Hoje em dia, não é mais necessário ir a um estúdio para montar um cenário agradável para um vídeo. Espaços cenográficos estão sendo criados nos mais variados ambientes, de acordo com o sentimento ou sensação que se deseja alcançar.
Cada vez mais a comunicação entre as pessoas acontece através do olhar de câmeras, afinal, elas estão sempre presentes: em qualquer esquina, nas lojas, nos shoppings, dentro de quase todos os prédios podemos ser flagrados por alguma lente. Muitas vezes sem nem termos previsto esse flagra.
A vantagem é que, quando programamos essa exposição às câmeras, não precisamos ficar à mercê do ambiente, nós conseguimos definir ‘o que’ e ‘como’ queremos mostrar. Neste momento, quem tem a maior habilidade de selecionar os melhores espaços pode alcançar um destaque considerável na sociedade.
Essa necessidade visual vem abrindo espaços e permitindo interferências até então distantes da arquitetura tradicional. O desejo de fotografar um espaço para produção e exploração nas redes sociais ganhou tamanha relevância que os ambientes cenográficos deixaram de ser artifícios exclusivos da indústria do entretenimento para serem requisitados em praticamente todos os lugares: de empresas tradicionais à residências. Os chamados “espaços instagramáveis” ajudam a contextualizar e explorar as sensações dentro de um ambiente.
Tudo isso também tornou a arquitetura mais interativa das mais diversas formas (de espaços mais temático até os mais abstratos). Para que essa referência possa atender às exigências de um público heterogêneo e muito exigente, a cenografia começa a se consolidar e assumir um espaço que, até então, estava vazio em grande parte dos ambientes. Ajudar a estimular sensações, criar conceitos através de espaços e poder contar uma história através de uma composição de conceitos arquitetônicos é um dos grandes desafios dessa área.
A cenografia ainda explora o posicionamento de luzes, os efeitos das cores nas sensações, o jogo de proporções e uma série de conceitos que aproximam ainda mais a arquitetura da arte. A cenografia é capaz de criar muito mais que o pano de fundo de uma história: ela é capaz de se transformar em uma história completa.
Criar espaços prontos para serem capturados pelas lentes das câmeras é um desafio que se torna mais comum a cada dia. Para as empresas, estar no feed de um usuário é uma das melhores formas de se divulgar. Para uma pessoa, ser reconhecido por ter um espaço inspirador é uma grande forma de se projetar. No fim, ter um espaço inspirador só traz vantagens para quem o utiliza, para quem o possui e, obviamente, para quem o cria!