By Marina Rodon
O Change Management é uma metodologia estrutural aplicada pelas empresas que desejam uma mudança planejada. Ela é executada nos mínimos detalhes, seja de forma física, organizacional, de gestão, política interna, estratégias…
Considerando o fator humano decisivo para o sucesso de uma transformação organizacional, o trabalho do Change Management da Athié Wohnrath assegura que os benefícios gerados através da mudança sejam duradouros nas organizações.
Objetivo do Change Management
O objetivo do Change Management da Athié Wohnrath é humanizar a mudança. É colocar o ponto de vista das pessoas envolvidas para remover as dores e trazer engajamento no processo de mudança.
Ou seja, é uma estratégia de planejar, aplicar, medir e monitorar ações em uma mudança para ampliar os resultados esperados a serem atingidos ou superados.
A metodologia de gestão de mudança possui uma série de atividades. Quando realizada da forma adequada, gera segurança, reduz impactos negativos no clima organizacional, minimiza resistências e amplia as resiliências. Ou seja, prepara a empresa para aceitação da mudança.
A conscientização dos motivos da mudança, o envolvimento e participação dos colaboradores nesse processo, a capacitação das pessoas para implantação do Change Management e o reforço para garantia da permanência dessas mudanças são pontos importantes do processo.
Reconhecendo as fases de uma mudança
Em primeiro lugar, mudar é um processo complexo, que altera as emoções e as ações dos envolvidos com o tempo. São estágios naturais de qualquer mudança.
Começa com uma negação, uma reação super natural de não aceitar a realidade. Logo depois vem a etapa de realização, onde há o entendimento que será inevitável mudar, podendo levar a frustração e depressão e impactar em baixa energia e produtividade.
Em seguida, inicia a fase de experimentação. É quando as pessoas começam a testar o novo passando para aceitação. Depois, decidem seguir com a nova proposta de mudança e, por fim, o engajamento.
Liderar mudanças bem sucedidas e passar por esses estágios requer novas ideias e ferramentas. Essa mescla ajuda as empresas na criação de uma nova cultura.
Etapas do Change Management
Na metodologia de Change Management, temos uma etapa inicial fundamental que é Identificar os papéis e o nível da mudança que a empresa passará. Em seguida, vem a etapa de Planejar, desenvolver o plano de mudança e de comunicação.
Logo depois, iniciamos as etapas de Engajar, Inspirar e Informar. Elas ocorrem com envolvimento de pessoas estratégicas da empresa, incentivo a participação de todos, sessões informativas do projeto, workshops e treinamentos.
Com a mudança realizada, é hora de ter uma etapa de Suporte. Ela reforça as mudanças propostas pelo projeto e faz uma avaliação final para documentar e entender possíveis melhorias.
Portanto, mudanças humanizadas geram propósito, promovem engajamento, espírito de equipe, senso de pertencimento, orgulho de fazer parte e dão um sentido mais amplo à mudança, gerando mais valor para a organização.