Por Solange Costa
A iluminação no home office é muito importante para a produtividade. Precisamos pensar no espaço tendo uma quantidade de luz suficiente para manter o organismo ativo, levando em consideração o tempo que estará destinado à tarefa. Adequar nosso ambiente do aconchego da casa, sem destoar o conforto da luz caseira e sem prejudicar o desempenho do trabalho, é nosso desafio.
Dicas para uma boa iluminação em Home office:
– Iluminação natural
Procure colocar sua mesa de trabalho próxima à janela, para usufruir da claridade diurna. A qualidade da luz solar é inquestionável, mantém o organismo desperto além da sua aparência de cor ser confortável aos olhos.
Para evitar ofuscamentos e reflexos e até mesmo calor, proteja a janela com uma cortina ou persiana translúcida: permitindo a passagem de uma quantidade de luz aproveitável e evitando efeitos indesejados.
– Posição ideal do computador
A luz ideal seria mais difusa e não refletora, evitando destaques e focos. Pense na posição do computador de forma que a luz local não cause reflexos na tela. Estar próximo a lâmpadas expostas é prejudicial, uma vez que provoca ofuscamento e reflexos. A luz lateral é mais apropriada, pois a que vem de trás pode causar a sombra do nosso corpo no teclado e tela.
Melhora a claridade sobre a mesa de trabalho, auxiliando eventuais sombras e falta de luz geral. É especialmente útil em dias mais nublados, ao passo que complementa a iluminação geral artificial ao cair da noite. Sugerimos uma luminária de mesa que dirija a luz para o teclado e que a fonte de luz não seja visível aos nossos olhos.