A|W & trends

CONSTRUÇÃO DO CONCEITO

CONSTRUÇÃO DO CONCEITO

By Eduardo Vaccari

Para que o conceito seja aderente às expectativas dos clientes, é preciso fazer uma imersão em sua cultura e ter um entendimento verdadeiro de seu propósito e valores. Para que isto aconteça é fundamental que a equipe de projeto e o cliente trabalhem juntos.

Tanto para as empresas quanto para seus colaboradores é essencial que o escritório represente e reflita sua cultura, caso contrário não passará de um espaço vazio que poderia estar em qualquer lugar.

Um escritório, cujo conceito reflita a cultura da empresa, traz inúmeros benefícios para suas pessoas, tanto dentro quanto fora do escritório, principalmente quando aliados a princípios de biofilia, sustentabilidade, neuroarquitetura e design ativo.

Ao analisar tais princípios podemos identificar uma relação muito estreita entre eles – todos têm como objetivo proporcionar qualidade de vida, saúde mental e física e bem-estar às pessoas. Acreditamos que essas ferramentas devam ser aplicadas de forma combinada para que seja possível potencializar seus propósitos.

Ter um conceito consistente é fundamental para que a arquitetura desempenhe seu papel de interferir no comportamento das pessoas através das mensagens que os ambientes transmitem, fazendo com que as pessoas construam experiências. Pesquisas indicam que essas experiências causam estímulos no cérebro que ativam diferentes reações como criatividade, foco, inovação, colaboração etc.

Talvez o mais interessante na criação do conceito para espaços corporativos é que a arquitetura é focada nas pessoas. Tanto o aumento de produtividade quanto eficiência e ganhos nos resultados são consequências da qualidade de vida, a conexão com a cultura, a interação entre as pessoas, espaços adequados para a atividades distintas, aplicação de cores de acordo com a intensidade de interação e ruídos, entre outros, gerados pela contribuição da arquitetura.

Fazendo uma síntese destas informações, podemos entender que um conceito bem fundamentado e que reflita a cultura da empresa, aliado a aplicação de princípios que visam as pessoas, pode trazer inúmeros benefícios para os colaboradores e para as empresas.

artigos relacionados