Por Wanderley Mendes
Devido ao atual momento que vivemos nunca se discutiu tanto os efeitos que um determinado evento pode causar em comunidades, empresas e na sociedade. Aos efeitos reconhecidos, ainda que de forma reativa, o natural é que cada um tome as ações adequadas a fim de minimizar os danos ou, em alguns casos, otimizar os resultados.
Sob a ótica dos sistemas de gestão baseados nas normas ISO 9001:2015 – Sistemas de Gestão da Qualidade, ISO 14001:2015: Sistemas de Gestão Ambiental e ISO 45001:2018 – Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho, estes eventos que afetam de alguma forma os processos, contextos, objetivos e resultados definidos pela organização, são chamados de mudanças.
Especificamente sobre a gestão de mudanças relacionada ISO 45001:2018 – Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho, é previsto que a organização deve estabelecer processos para a implementação e o controle de mudanças temporárias e permanentes planejadas que afetam o desempenho de segurança e saúde no trabalho, ou rever as consequências de mudanças não intencionais, tomando medidas para mitigar quaisquer efeitos adversos.
Desta forma, avaliações relativas ao local de trabalho e seu entorno, organização do trabalho e das condições de trabalho, equipamentos, mudanças nos requisitos legais e outros requisitos, mudanças no conhecimento ou nas informações sobre perigos e riscos de segurança e saúde no trabalho, desenvolvimentos em conhecimento e tecnologia e os óbvios cuidados relacionados as pessoas, tornaram-se imediatamente necessárias para a manutenção das atividades ou em alguns casos para a retomada destas.
Ações como a adoção de sistemas de higienização de pessoas e ambientes, uso de equipamentos de proteção adequados, distanciamento social, medição de temperatura dos trabalhadores, cuidados com a alimentação, companhas educativas e de comunicação, aplicação de questionários e até mesmo as ações necessárias quando da identificação e cuidado de pessoas contaminadas e realização de testes para detecção de contaminação por covid-19, passaram a fazer parte de nossas rotinas e, dentro dos espectro de gestão de segurança e saúde no trabalho, nasceram dentro do contexto primário da gestão de mudanças.
Além do ISO 9001:2015, ISO 14001:2015 e ISO 45001:2018, a A|W conta com mais uma certificação: o PBQP-H (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat). Trata-se de uma ferramenta do Governo Federal que tem o objetivo de garantir a qualidade e a produtividade do setor da construção. A certificação da A|W atende ao Nível A, o que significa que há 100% de atendimento da norma nacional do setor.
A partir deste ponto entram em operação outros processos que deverão determinar a implementação adequada das ações definidas e a busca pela eficácia destas.
O importante é notar que as ações tomadas pela organização não decorrem de movimentos aleatórios, mas sim de avaliações, estudos e processos decorrentes de padrões técnicos reconhecidos, necessários para garantir a atuação responsável e a efetividade dos resultados.ão não decorrem de movimentos aleatórios, mas sim de avaliações, estudos e processos decorrentes de padrões técnicos reconhecidos, necessários para garantir a atuação responsável e a efetividade dos resultados.