A|W & trends

A natureza e o ‘novo normal’ no ambiente de trabalho

A natureza e o ‘novo normal’ no ambiente de trabalho

by Cynthia Matos

A presença do verde será ainda mais necessária para promover equilíbrio e acolhimento aos profissionais na volta da quarentena

Na rotina acelerada, cada vez mais tecnológica e virtual, em que o lazer e o trabalho remotos ganharam uma importância sem precedentes, o convívio físico virou artigo de luxo. Compartilhar espaços e experiências nunca teve tanto valor, assim como a conexão com a natureza, que já vinha se perdendo progressivamente à medida que novas necessidades surgiam na evolução da sociedade contemporânea.

Mais do que nunca, as pessoas precisam – e desejam – se reequilibrar. É aí que entra a importância da natureza no dia a dia. As pessoas buscam por essa conexão para manter a saúde física, mental e emocional.

Para depois do período de isolamento, na volta aos escritórios, medidas sanitárias especiais são esperadas. E, certamente, mais tecnologia será inserida nos ambientes profissionais para atender a novas necessidades advindas deste momento singular.

Assim, no contexto do “novo normal” corporativo, a presença do verde e de outros elementos da natureza será ainda mais necessária para promover equilíbrio e acolhimento aos profissionais.

A demanda será por ambientes mais flexíveis, que possam se conectar com espaços externos ou simplesmente proporcionar a sensação de que essa conexão exista. Isso pode acontecer através de janelas para entrada de luz e ventilação natural.

Os espaços corporativos com áreas externas devem ser ainda mais valorizados. Além da integração visual com o exterior e com a cidade, é possível contar com a presença de árvores frutíferas, que atraem os pássaros e combinam flora e fauna nos locais de trabalho e convívio social.

Nos ambientes internos, o verde também pode estar presente de diferentes maneiras, como para criar espaços mais aconchegantes para o trabalho ou para delimitar esses espaços, sendo barreiras físicas mais amenas para as pessoas.

A variedade de cores, texturas e formas das espécies vegetais, assim como suas diferentes aplicações, são uma ferramenta poderosa do paisagismo para aproximar as pessoas da natureza e possibilitar que elas se reconectem com sua essência biológica, para uma vida mais saudável, feliz e produtiva no trabalho.

related articles