A|W & trends

BIM e as tecnologias que transformam a indústria

BIM e as tecnologias que transformam a indústria

By Luiz Iervolino

A consciência sobre a necessidade de sermos mais sustentáveis e deixarmos um mundo melhor para os que nos seguirão está despertando a necessidade de reinvenção da indústria, que mesmo com as dificuldades históricas que sempre apresentou, enfim está se movimentando.

E toda essa mudança está sendo alavancada pelo uso de tecnologia em todas as etapas do ciclo de AEC: da concepção dos projetos até sua construção e operação. Geramos uma quantidade enorme de informações que, com frequência, são perdidas a cada nova etapa do ciclo do negócio, causando uma descontinuidade no processo e um esforço grande para resgatar ou até gerar novamente uma base das informações.

Segundo pesquisas internacionais, há um conjunto de tecnologias que estão transformando a indústria. As empresas que desejam estar neste futuro precisam se mover nessa direção, sob o risco de perder eficiência e competitividade. Uma destas tecnologias é o BIM, que será a base de integração das demais tecnologias, sem a qual elas dificilmente poderão ser exploradas em sua plenitude.

Ainda visto como moda por alguns – ou algo muito complicado e pouco necessário por outros-, o futuro do setor de AEC será moldado sobre a plataforma BIM: e essa transformação já começou. Algumas empresas estão dando passos largos na adoção, mas geralmente olham para o BIM como uma solução pontual para alguma demanda específica, como a visualização em 3D dos projetos, a compatibilização de suas diversas disciplinas ou a quantificações de materiais e serviços.

A maior parte ainda tramita em papel ou, na melhor das hipóteses, na forma de arquivos eletrônicos armazenados em HDs, nuvens e pen drives. Longe do conceito de operação digital, em que as informações estão disponíveis para todo e qualquer uso que se tenha delas, sem a necessidade de localizar e abrir um arquivo eletrônico para ler a informação e utilizá-la.

Ser líder traz o desafio de estar à frente, sempre, de não ter em quem buscar referências e sim criar suas soluções e se tornar referência para os outros. E assim, mais uma vez, estamos nos transformando para continuar inspirando sob todos os aspectos.

Para clientes e para o mercado de AEC de uma forma geral. A AW começou esta jornada em 2006, quando adotou a utilização do BIM para a concepção e desenvolvimento de seus projetos. De lá para cá houve muitas evoluções nos conceitos e ferramentas, e sempre estivemos conectados com elas, assumindo o papel de protagonistas que somos em nossas áreas de especialização.

Nosso desafio não é pequeno: conceber produtos que encantem nossos clientes e entregá-los com qualidade no curtíssimo prazo que temos para a construção é uma tarefa para poucos. E a eficiência precisa estar presente em todo o ciclo de nossa operação, pois o único recurso que não podemos mudar é o tempo.

Como ser então eficientes na operação sem inviabilizar o processo criativo e artístico de nossos arquitetos? Dando a eles cada vez mais condições de criar soluções encantadoras (que aqui chamamos de “Projetos UAW”)!

Esse é o papel do BIM na AW. Integrar as ações e o fluxo de informações em todo o processo, de forma digital, buscando automatizar as atividades que sejam direcionadas por regras de construção ou por nossos padrões de qualidade na execução, permitindo que nossos profissionais dediquem o tempo – tão precioso em nossos projetos – para aquilo que mais buscamos: o encantamento de nossos clientes.

A solução técnica do projeto, sua compatibilização, quantificações e orçamentos, cronogramas e controle de avanços da construção e do abastecimento da obra com os insumos que ela demanda, o controle da qualidade, a segurança do nosso trabalhador e nosso respeito ao meio ambiente e como viabilizamos tudo isso de forma integrada, usando cada vez mais tecnologias em todo o ciclo da operação, sobre uma plataforma BIM que viabilize a integração de todos estes passos, é uma característica da forma de operar da AW.

Nossos clientes podem até admirar isso, mas o mais importante para nós é que consigamos encantá-los com nossos produtos, com a qualidade e pontualidade com que entregamos projetos e obras. Nossa forma de operar nos traz a segurança de que cada vez mais clientes passarão pela experiência UAW que somos capazes de proporcionar.

related articles