A|W & trends

O que é Change Management? Entenda os impactos de uma mudança humanizada

O que é Change Management? Entenda os impactos de uma mudança humanizada

By Marina Rodon

O Change Management é uma metodologia estrutural aplicada pelas empresas que desejam uma mudança planejada. Ela é executada nos mínimos detalhes, seja de forma física, organizacional, de gestão, política interna, estratégias… 

Considerando o fator humano decisivo para o sucesso de uma transformação organizacional, o trabalho do Change Management da Athié Wohnrath assegura que os benefícios gerados através da mudança sejam duradouros nas organizações.   

Objetivo do Change Management  

O objetivo do Change Management da Athié Wohnrath é humanizar a mudança. É colocar o ponto de vista das pessoas envolvidas para remover as dores e trazer engajamento no processo de mudança. 

Ou seja, é uma estratégia de planejar, aplicar, medir e monitorar ações em uma mudança para ampliar os resultados esperados a serem atingidos ou superados. 

A metodologia de gestão de mudança possui uma série de atividades. Quando realizada da forma adequada, gera segurança, reduz impactos negativos no clima organizacional, minimiza resistências e amplia as resiliências. Ou seja, prepara a empresa para aceitação da mudança.    

A conscientização dos motivos da mudança, o envolvimento e participação dos colaboradores nesse processo, a capacitação das pessoas para implantação do Change Management e o reforço para garantia da permanência dessas mudanças são pontos importantes do processo.

6 maiores benefícios do Change Management

  • Ajuda implantar novas tecnologias
  • Evita reações negativas à mudança
  • Mais produtividade do time interno
  • Agiliza processos
  • Reduz custos
  • Otimiza resultados

Reconhecendo as fases de uma mudança 

Em primeiro lugar, mudar é um processo complexo, que altera as emoções e as ações dos envolvidos com o tempo. São estágios naturais de qualquer mudança. 

Começa com uma negação, uma reação super natural de não aceitar a realidade. Logo depois vem a etapa de realização, onde há o entendimento que será inevitável mudar, podendo levar a frustração e depressão e  impactar em baixa energia e produtividade. 

Em seguida, inicia a fase de experimentação. É quando as pessoas começam a testar o novo passando para aceitação. Depois, decidem seguir com a nova proposta de mudança e, por fim, o engajamento. 

Liderar mudanças bem sucedidas e passar por esses estágios requer novas ideias e ferramentas.  Essa mescla ajuda as empresas na criação de uma nova cultura.  

Etapas do Change Management 

Na metodologia de Change Management, temos uma etapa inicial fundamental que é Identificar os papéis e o nível da mudança que a empresa passará.  Em seguida, vem a etapa de Planejar, desenvolver o plano de mudança e de comunicação. 

Logo depois, iniciamos as etapas de Engajar, Inspirar e Informar. Elas ocorrem com envolvimento de pessoas estratégicas da empresa, incentivo a participação de todos, sessões informativas do projeto, workshops e treinamentos. 

Com a mudança realizada, é hora de ter uma etapa de Suporte. Ela reforça as mudanças propostas pelo projeto e faz uma avaliação final para documentar e entender possíveis melhorias.   

Portanto, mudanças humanizadas geram propósito, promovem engajamento, espírito de equipe, senso de pertencimento, orgulho de fazer parte e dão um sentido mais amplo à mudança, gerando mais valor para a organização.   

related articles