A|W & trends

Sistemas de Gestão AW

Sistemas de Gestão AW

Por Wanderley Mendes

A adoção de certificações em Sistemas de Gestão da Qualidade, Ambiental e de Segurança e Saúde no Trabalho direciona a organização ao atendimento de objetivos essenciais para quaisquer mercados ou produtos oferecidos, tais como a melhoria de processos e de desempenho, o desenvolvimento sustentável, a evolução da satisfação de clientes, atendimento de demandas de mercado, cumprimento de requisitos legais e a promoção de locais de trabalho mais seguros e saudáveis.

Os processos adotados permitem às organizações se adequarem e desenvolverem de forma estruturada, em velocidade e desempenho adequados, frente a demandas cada vez mais voláteis de mercados, produtos, ambiente e sociedade, garantindo a necessária e evolução e obtenção dos resultados planejados.

Porém as organizações não são todas iguais e a forma como os sistemas de gestão fazem parte da “vida” das empresas e aprofundam-se de forma “orgânica” nas estruturas da organização trazem grandes diferenças nos resultados, na forma e na confiabilidade de como sua imagem, resultados e processos se apresentam e são reconhecidos.

Muito mais que quadros de certificados pendurados nas paredes ou palavras de ênfase usadas na manifestação de missão, visão e valores, a adoção de sistemas de gestão deve representar a busca constante pela evolução e o comprometimento comum com objetivos presentes e futuros que tenham como base a essência da organização e a aderência e respeito verdadeiros a tudo aquilo que move a organização, suas pessoas e aqueles com quem se relaciona.

Não há sistemas de gestão perfeitos, mas há organizações que buscam de forma legitima evoluir a cada dia não só os processos e resultados, mas também as posturas, compromissos, atitudes e percepções internas e externas à organização. Só assim nos transformamos, nos colocamos mais próximos dos objetivos traçados e influenciamos na transformação positiva do mercado e da sociedade.

Na AW somos certificados nas normas ISO 9001:2015 – Sistemas de Gestão da Qualidade, ISO 14001:2015: Sistemas de Gestão Ambiental e ISO 45001:2018 – Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho, mas para nós, falar sobre certificações e sistemas de gestão é falar sobre nossa natureza, processos, rotinas e compromissos.

related articles