Acelerar a digitalização, uma necessidade…

Data

18 de setembro de 2018

Paulo Homem de Mello, Head de Inovação da Athié Wohnrath, destaca a necessidade de embarcamos no processo de transformação digital, acelerando a digitalização de métodos e processos buscando melhor integrar a cadeia produtiva da construção civil. E aproveita ainda para compartilhar um overview sobre o 1º. Startalks, evento que avaliou startups inovadoras focadas em “desburocratização”, um dos grandes entraves para o desenvolvimento do nosso País.

O Setor da Construção Civil junto com Agro são os que possuem menor índice de digitalização dentre todos os setores da economia global. É o que constatou uma pesquisa realizada em mais de 50 países pela Mc Kinsey Institute publicada em fevereiro, ressaltando que este fator combinado com modelos de negócio tradicionais criam um grande potencial para rápida transformação e ganhos de performance.

Diante disto e de tantas novas tecnologias a Athié Wohnrath tem patrocinado eventos, apoiado iniciativas inovadoras e contribuído no processo de transformação digital. Neste caminho, participamos do ABRAMIT, grupo formado por líderes de mercado como Cyrella, CCP, Grupo Zap Viva Real, BrazilBrokers e Construtech Ventures que realizou esta semana o 1o.  STARTALKS com o tema “desburocratização”, um dos principais fardos para o desenvolvimento de nosso país. Foi surpreendente ver tanta gente jovem, criativa e muito inovadora fundando empresas digitais que resolvem grandes dores da cadeia.

Exemplo disso é a startup PROCESSO DIGITAL, desenvolvedora de um software inteligente que automatiza a análise de projetos de prefeitura, reduzindo de três meses para 4 minutos o processo de aprovação. Ou a ESCRITURA FÁCIL, que criou uma plataforma digital que simplifica etapas e reduz drasticamente prazos e custos para escrituração de um imóvel. Ou ainda a startup JUSSTOS, que através de #robôs e #machine-learning automatiza a análise de grandes volumes de processos jurídicos para empresas, reduzindo em até 70% custos com advogados e 50% dos prazos, decisivamente otimizando recursos e cortando ineficiências.

E é desta mesma forma que soluções inovadoras estão sendo incorporadas na nossa cadeia produtiva, desde Design generativo e BIM avançado conjugados com Data Analytics e Digital Mapping, chegando até a QR codes e ferramentas de iOT que  simplificam a gestão de obras. Soluções que combinadas permitirão colocar os processos de projeto e construção em patamares de qualidade e eficiência jamais imaginados.