WMcCann

Projeto WMcCann

Entrega 2018

Cliente WMcCann

Localização São Paulo / SP

Metragem 2.754 m²

Unidade de Negócios Interiores Corporativos

Ano 2018

Hugo Rodrigues, Chairman & CEO da WMcCann – Athié Wohnrath

Chairman & CEO da WMcCann

Com o objetivo de abordar a cultura popular brasileira, nossa intenção é impregnar o novo escritório da WMcCann e McCann Health com brasilidade.

Mas afinal, o que é brasilidade?

Para entender o que é brasilidade precisamos voltar no tempo e entender um pouco de nossa origem indígena, africana e europeia.

As peculiaridades de nossos descendentes estão espalhadas por nossa vasta extensão territorial, onde temos diferentes costumes, gastronomia variada, diferentes sotaques, diferentes características físicas, identidades musicais distintas. O Brasil não tem uma identidade única, ele é múltiplo.

Um mix de todos estes elementos compõe a famosa Brasilidade.

Trazendo o DNA das duas empresas sob um ponto de vista científico, podemos fazer uma analogia com nossos genes que trazem todas nossas características e as células que, ao se multiplicar e se unir, formam algo muito maior: as pessoas.

Quando fundimos nossa multiplicidade com as pessoas, identificamos que uma das características mais marcantes da Brasilidade é a miscigenação.

Como resultado dessa miscigenação existem diferenças comportamentais que devem ser consideradas para que as pessoas se sintam respeitadas. Para que possamos atender ao menos parte dessas diferenças, temos que dar a possibilidade de escolha às pessoas.

Com o poder de escolha, as pessoas tem liberdade para eleger um local compatível com sua personalidade, estado de espírito naquele momento e tipo de atividade. Como consequência da liberdade, sentimentos como felicidade, respeito, conforto e alegria colaboram para que o gatilho da criação seja disparado.

Após este processo formamos um ciclo contínuo, pois a criação nos traz de volta a nossa origem e ao DNA criativo da WMcCann.

Com a intenção de reforçar este ciclo e trazer nossas origens para o novo espaço, fizemos uma releitura de uma oca indígena que percorre todo o escritório. A forma circular ilustrada pelo ciclo e pela oca apresenta caráter agregador, de reunião, de integração, de rito. Ela representa a interação entre as pessoas e coloca toda a brasilidade no mesmo balaio.

A oca é contínua e dá ritmo ao espaço fazendo uma alusão a musicalidade brasileira. Seu desenho remete a uma partitura.

Elementos regionais permeiam todo escritório para que a cultura popular brasileira esteja sempre presente e enraizada nas pessoas. Estes elementos vão desde artesanato ao design brasileiro de móveis.