A|W & trends

Design biofílico: entenda o conceito na prática

Design biofílico: entenda o conceito na prática

Por: Cynthia Matos

Design biofílico:: conceito muito discutido hoje na arquitetura do mundo todo como solução para transformar os espaços de convívio, especialmente de trabalho, a Biofilia — do grego Biophilia, sendo bio, “vida”, e philia, amor — vem da biologia e se baseia na atração inata do ser humano pela natureza (Edward Osborne Wilson, biólogo, 1984).

Diante da rotina acelerada, cada vez mais tecnológica e virtual, com uma enxurrada de informações que espreme as distâncias e o tempo, as pessoas precisam, e desejam, se reequilibrar. E é aí que entra a importância dos elementos da natureza: água, ar, luz solar e vegetação. O indivíduo tem uma necessidade biológica desse resgate da natureza e sua essência, além da reconexão consigo mesmo e com as outras pessoas.

O Design Biofílico é uma ferramenta que possibilita reconectar as pessoas com o ambiente natural, desenvolvendo espaços mais saudáveis e produtivos para a sociedade contemporânea. Estudos mostram que a presença da Biofilia em espaços de convívio, principalmente no trabalho, proporciona aumento de 15% do índice de satisfação dos usuários, melhora do estado de saúde físico e mental, redução do estresse, maior senso de equipe e aumento do poder de concentração e do nível de criatividade.

A Athie Wohnrath acredita no Design Biofílico e projeta espaços utilizando esse conceito, trazendo para dentro dos ambientes todos os elementos naturais disponíveis e possíveis para promover o bem-estar e minimizar o impacto ambiental do mundo construído.

Buscamos criar lugares onde as pessoas se sintam bem, convivam de forma mais humana, reconectem-se com a sua origem e vivenciem experiências marcantes em seu dia, respeitando e valorizando a natureza.

“Cuidar é atender, servir… zelar! Cuidar é vida, porque, sem cuidado, nada floresce” (Michel Foucaut, filósofo francês).

artigos relacionados