A|W and trends

Iluminação para escritório e dicas para você não errar

Iluminação para escritório e dicas para você não errar

By Solange Costa

A iluminação de um escritório vai além da questão técnica ou estética. Se bem planejada, torna os espaços mais funcionais, influenciando diretamente no nível de produção e motivação dos colaboradores. 

Por isso, é importante que seja realizada por profissionais que saibam agregar valor e qualidade de vida ao projeto. Confira as dicas da Athié Wohnrath para você ter cada ambiente do escritório bem iluminado. 

A iluminação correta para cada ambiente do escritório 

Ergonomia  

O bem-estar corporativo é considerado uma verdadeira realidade para empresas que querem criar um diferencial e se destacar no mercado. 

A iluminação no ambiente de trabalho pode tornar os espaços mais funcionais. Além disso, influencia diretamente no nível de produção e na motivação dos funcionários.   

A intensidade, temperatura de cor e tipos de soluções adequadas proporcionam diversos benefícios. São eles: aumento da acuidade visual, velocidade da leitura e de concentração, redução da fadiga ocular e da sonolência, consequentemente o aumento do desempenho.  

Staff  

A composição de luz natural e artificial, quando possível, é a melhor solução para esta área.  

Paredes e tetos de cores claras refletem a luz mais do que as escuras, podendo fazer o papel fundamental de uma terceira fonte de luz, tornando ambientes mais amplos e agradáveis para uso de tarefas de maior concentração.   

Recomendamos luz difusa com uniformidade sem contraste acentuado para que não canse a visão. É muito importante a escolha da fonte de luz para que não haja ofuscamento, não somente pela peça, mas como no posicionamento adequado.  

Reunião  

Nesses ambientes, podemos abusar das diferentes formas. É indicado o uso lâmpadas de 3.000K, pois refletem as cores quentes e formam ambientes mais aconchegantes, estimulando a criatividade e relacionamentos. 

Dividir acionamentos e ter spots refletores também podem criar várias cenas e despertar o movimento para não cansar.   

Circulação  

Com o uso dos Staff abertos como Open Spaces, as circulações nestes locais ficam integradas. 

Quando se encontram em locais diferentes ou entre paredes, podemos abusar da refletância com a luz indireta para criar pé-direito mais alto, dando uma sensação mais arejada ou até mesmo spots marcando piso.  

Sancas e perfis contínuos podem valorizar o comprimento com leveza e poucos elementos no teto.  

Descompressão e Recepção  

Por fim, nesses espaços podemos criar situações e usufruir dos mais diversos produtos que o mercado nos oferece. Arrojar em soluções e criatividade.  

Fique atento ao local se tiver uma recepcionista, pois já se torna área de trabalho e deve seguir os requisitos de normas de luz e ofuscamento. O contraste excessivo também pode causar incômodo, ainda que esteja próximo às áreas de trabalho.   

A Athié Wohnrath está pronta para dar ao seu escritório a iluminação que ele merece.  

related articles